19ª Regata INP Flipinha

A 19ª Regata INP Flipinha, realizada em parceria com o Instituto Náutico Paraty, aconteceu neste sábado, na Praia do Pontal, transformando a paisagem e convidando a garotada a ganhar o mar.

O vento favoreceu a largada, mas logo abrandou, exigindo mais paciência, concentração e técnica dos jovens velejadores e velejadoras que completaram o trajeto, contornando a Ilha dos Pombos.

O evento reuniu crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, em barcos dos tipos Laser, Optimist e Flash. Segundo Junior Rameck, fundador e vice-presidente do INP, o Optimist é mais pesado, desenvolvido para a iniciação na vela e bastante estável. O Flash, conhecido como “barco-escola”, comporta até cinco crianças. Já os Laser, ou Ilca, são mais rápidos — por isso, seus velejadores deram duas voltas no percurso.

A atual presidente do INP, Tuane Sendreti, ingressou no instituto aos 9 anos de idade. Hoje, aos 31, compartilha:

“Ao longo desses 22 anos, tive muitas conquistas no esporte — e muitas pessoais — que refletiram na minha vida adulta.”

“Eu cresci na Ilha das Cobras e na Mangueira, um pouco à margem desse mundo literário. Então, a regata atinge os alunos do instituto de forma direta. Eu me lembro que ganhava livros toda vez que vencia a regata.”, comenta.

Nesta edição, a premiação foi dividida por categorias, e os vencedores — individuais ou em equipe — receberam livros doados pelo Educativo Flip. A cerimônia, descontraída, contou com uma mesa de lanche para a garotada, mas não começou sem antes todos participarem da lavagem dos barcos e da organização, em sintonia com a proposta de autonomia incentivada pelo INP.

Em novembro, o Instituto Náutico Paraty completa 25 anos de história. Que bons ventos tragam muitos outros pela frente!

Compartilhe com os amigos!

Patrocínio

Paraty Show Prefeitura de Paraty Paraty Tours Marina